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O ZIPpole e a Norma EN 12767:2019: Entendendo as Classificações de Segurança

Quando falamos sobre inovações em postes de segurança viária, é essencial compreender como as normas de segurança são aplicadas. O poste de segurança passiva viária ZIPpole é um equipamento projetado para maximizar a segurança rodoviária, e a norma EN 12767:2019 desempenha um papel crucial na sua classificação. Vamos entender o que significa a classificação 100-HE-E-S-NS-MD-1 e como ela assegura a eficácia do ZIPpole.

 

O que significa 100-HE-E-S-NS-MD-1?

 

Classe de Velocidade
100
  • 50 / 70 / 100
    A classe de velocidade é determinada por testes de colisão em duas fases. Primeiro, uma colisão a 35 km/h para testar o mecanismo de “break away” ou dobramento.

    Em seguida, o produto é testado a uma velocidade escolhida pelo fabricante: 50, 70 ou 100 km/h. No caso do ZIPpole, a classe de velocidade é 100, significando que ele foi testado para suportar colisões a até 100 km/h. Isso define a categoria de absorção de energia medindo a velocidade de saída do veículo após o impacto.

 

 

Nível de absorção de energia
HE
  • NE / LE / HE

    A EN 12767:2019 categoriza a absorção de energia em três níveis:

    • NE (Não Absorção de Energia): Alta velocidade de saída, pouca energia absorvida.
    • LE (Baixa Absorção de Energia): Média velocidade de saída, energia moderadamente absorvida.
    • HE (Alta Absorção de Energia): Baixa velocidade de saída, alta energia absorvida.

    O ZIPpole é classificado como HE, significando que absorve uma quantidade significativa de energia do impacto, reduzindo a velocidade de saída do veículo e minimizando danos.

    Alta absorção de energia 100 HE

 

 

Classe de Segurança do Ocupante
E
  • A / B / C / D / E

    EN12767:2019 descreve as classes de segurança dos ocupantes A, B, C, D, E onde “A” pontua o menor impacto sobre os ocupantes.


    Os requisitos para a classe A são: o carro deve permanecer estável durante o teste de colisão e a diferença entre a velocidade de impacto medida e a velocidade de saída não deve ser superior a 3 km/h.

    O ZIPpole é classificado como E, oferecendo um equilíbrio entre absorção de energia e segurança dos ocupantes.

 

 

Classificação do Solo
S
  • S / R / X

    Todos os produtos testados de acordo com a EN12767 são instalados em um tipo de solo, a ser escolhido pelo fabricante. As opções são: S, X ou R.

    S” é solo padrão (ou standard) que é usado principalmente para testes de colisão de acordo com EN12767. A composição do mesmo é determinada em norma, isto significa que é a mesma composição para todos os laboratórios acreditados pela EN12767. Ao usar o solo padrão, todos os testes de colisão devem dar o mesmo resultado em diferentes laboratórios de testes de colisão.


    X” é um fundação particular escolhida pelo fabricante que deve ser descrita em detalhes e deve ser verificado qualquer incidente ou ocorrência pelo laboratório de testes. O fabricante deve mencionar os detalhes nas instruções de instalação.


    R” é um instalação considerada rígida se o deslocamento medido ao nível do solo após o ensaio de impacto não for superior a 0,01m.

 

Colapssividade
NS
  • NS / SE

    No modo colapso de separação (SE) (ou break away) a estrutura se desprende do solo ou de sua fundação.


    No modo colapso sem separação (NS), a estrutura não se desprende do solo ou de sua fixação.

    O modo de colapso declarado deve ser determinado pelo comportamento da estrutura de suporte no ensaio de alta velocidade.

 

Ângulos de Impacto
MD
  • SD / BD / MD
    • SD (Unidirecional): Seguro em um único ângulo de impacto.
    • BD (Bidirecional): Seguro em dois ângulos de impacto.
    • MD (Multidirecional): Seguro em múltiplos ângulos de impacto.

    O ZIPpole é classificado como MD, oferecendo segurança em todas as direções.

 

Deformação do Capô e Teto
1

0 / 1

O risco de amassar o capô e teto é determinado pela
classe ou profundidade do amassado. A reentrância no
capô e no teto é medida nos testes de colisão e deve ser declarada como:

    • Classe 0 : deformação do teto < 102 mm ou 4 polegadas
    • Classe 1 : deformação do teto > 102 mm ou 4 polegadas

O ZIPpole é classificado como 1, indicando que a deformação do teto pode ser maior que 102 mm, ainda dentro de limites seguros.

 

O ZIPpole e a inovação em segurança viária

A norma EN 12767:2019 é crucial para garantir a eficácia dos postes flexíveis como o ZIPpole, fornecendo uma estrutura detalhada para avaliar seu desempenho em situações de impacto. O ZIPpole, com sua classificação 100-HE-E-S-NS-MD-1, representa uma das soluções mais avançadas em dispositivos de segurança para veículos, engenharia de tráfego e prevenção de acidentes rodoviários. Investir no ZIPpole significa optar por uma redução significativa de danos em colisões e a implementação de equipamentos de proteção viária de última geração.

Explore as inovações e vantagens do ZIPpole para sua infraestrutura viária e garanta uma maior segurança nas estradas. Para mais informações, entre em contato conosco e conheça todos os detalhes deste produto revolucionário.

 

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