No dia 29 de dezembro, a rua Goormansstraat em Zandhoven foi abalada por um grande estrondo: Dirk Van Dingenen, subitamente tomado pelo cansaço, colidiu com um poste de iluminação. Havia adormecido ao volante. Felizmente, ele saiu apenas com um susto. O poste de segurança passiva que ele atingiu, um ZIPpole, achatou-se e, muito provavelmente, salvou sua vida.
Cansaço Após um Voo Noturno Longo
“Voltámos de férias durante a noite. Então, não dormi nada. Pegámos um táxi do Aeroporto de Bruxelas até Grobbendonk, mas quando chegámos em casa, não me senti cansado. Decidi então visitar meu pai no asilo. Achei que poderia tirar uma soneca depois.”
Dirk partiu para o asilo em Zandhoven, uma viagem de apenas 10 minutos. Mas, no caminho, ele foi tomado pelo cansaço e adormeceu ao volante. Dirk:
“Acordei na rua Goormansstraat porque saí para o acostamento. Vi que estava indo direto para um poste de iluminação, mas não tive tempo suficiente para desviar. Colidi com o poste de lado, a cerca de 70 km/h.
Meu carro ficou destruído na frente, do lado direito, e parei voltado para a direção oposta. O poste havia se achatado completamente e se amassado. Não me machuquei, exceto por um pequeno arranhão na mão. Saí e chamei os serviços de emergência eu mesmo. Percebi que fui extremamente sortudo: meu irmão morreu há 25 anos em um acidente semelhante com um poste de concreto.”
O ZIPpole: Como Funciona
Felizmente, a administração local de Zandhoven havia investido em segurança viária e instalado ZIPpoles da Safety Product. Carolien Willems, diretora executiva da Safety Product, explica como eles funcionam:
“O ZIPpole é um poste de segurança passiva, especialmente projetado para se achatar quando alguém colide com ele. É feito de uma lâmina fina de um tipo especial de aço elástico, que é enrolada de forma que as extremidades se sobreponham. Em vez de serem soldadas, elas são unidas por rebites. Assim que um dos rebites é atingido, ele se rompe. Isso desencadeia uma reação em cadeia nos outros rebites, que também se rompem, fazendo com que o poste se abra – por isso é chamado de ‘ZIPpole’. Devido a uma combinação do tipo de aço, da espessura do material e dos rebites, o poste se achata e o carro é parado.”
A Importância das Instituições Governamentais
A Safety Product fabrica o ZIPpole, mas são os conselhos e autoridades – ou seja, os proprietários das estradas – que decidem se e onde eles são instalados. Carolien:
“Claro, nem sempre é financeiramente viável substituir todos os postes por postes de segurança passiva, mas elaborar um plano por etapas e equipar os locais mais perigosos com postes de segurança passiva é frequentemente um primeiro passo. Eles podem então considerar o ZIPpole como uma possível alternativa para outros postes ao renovar, substituir ou construir novas estradas. É apenas quando as autoridades decidem investir em infraestrutura viária segura – incluindo acostamentos seguros – que os ZIPpoles podem fazer a diferença.”
Eles certamente fizeram diferença para Dirk:
“Estou extremamente grato a Zandhoven e espero que possam inspirar outras autoridades locais a fazer o mesmo”, conclui ele. “Postes de segurança passiva podem não ser um investimento tão atraente quanto um novo ginásio, por exemplo, mas o impacto potencial é enorme.”
Conheça o depoimento de Dirk
Em Dezembro de 2019, Dirk, um professor, colidiu com um ZIPpole e partilhou a sua experiência nas redes sociais.
Caso seja necessário, por favor traduza o texto para o seu idioma utilizando ferramentas como o Google Tradutor.